Image Hosted by ImageShack.us

sexta-feira, novembro 23, 2007

Manifesto Anti-Dantas

BASTA PUM BASTA!
Uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi! É um coio de indigentes, de indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
ABAIXO A GERAÇÃO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM
Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com o Dantas à proa é uma canoa uni seco!
O Dantas é um cigano!
O Dantas é meio cigano!
O Dantas saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias para cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!
O Dantas pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de Duquesas!
O Dantas é um habilidoso!
O Dantas veste-se mal!
O Dantas usa ceroulas de malha!
O Dantas especula e inocula os concubinos!
O Dantas é Dantas!
O Dantas é Júlio!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
(...)
E o Dantas teve claque, e o Dantas teve palmas! E o Dantas agradeceu!
O Dantas é um ciganão!
(...) Não é preciso disfarçar-se para se ser salteador, basta escrever como o Dantas! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos nem humanos! Basta andar com as modas, com as politicas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas, basta ser Dantas!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
(...)
O Dantas é o escárnio da consciência!
Se o Dantas é português eu quero ser espanhol!
O Dantas é a vergonha da intelectualidade portuguesa! O Dantas é a meta da decadência mental!
E ainda há quem não core quando diz admirar o Dantas!
E ainda há quem lhe estenda a mão!
E quem lhe lave a roupa!
E quem tenha dó do Dantas!
(...)
E fique sabendo o Dantas que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor dos Lusíadas é o Dantas que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões!
E fique sabendo Dantas que se todos fossem como eu haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.
Mas julgais que nisto se resume a literatura portuguesa?
Não! Mil vezes não!
Temos além disto o Chianca que já fez rimas para Aljubarrota que deixou de ser a derrota dos castelhanos para ser a derrota do Chianca.
E as pinoquices de Vasco Mendonça Alves passadas no tempo da avozinha! E as infelicidades de Ramada Curto! E o talento insólito de Urbano Rodrigues! E as gaitadas do Brun! E as traduções só para homem do Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor Mello Barreto! E o Frei Matta Nunes Moxo! (…)
E os concertos do Blanch! E as estátuas ao leme, ao Eça e ao despertar e a tudo! E tudo o que seja arte em Portugal! E tudo! Tudo por causa do Dantas!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Africas! O exílio dos degradados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia – se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
José de Almada-Negreiros

POETA D'ORPHEU

FUTURISTA
e
TUDO

quinta-feira, novembro 15, 2007

Só porque já estou a imaginar algumas pessoas a dizerem "Já actualizavas isto!!", e com razão, até porque não tenho estudado assim tanto quanto isso, mas continuo a ser uma das grandes promessas da turma, pelo menos sou melhor que muitos dos professores! (Não, a sério.)
Estava aqui a tentar pensar em algo para postar, de jeito, de preferência.... Só para não ser mais um monte de lixo electrónico...
Ok... nada...
Bem, ando numa fase David Fonseca (não critiquem) tenho de me entreter com alguma coisa. Ele é acessível, ok? já tive o privilégio de estar duas vezes com ele e vou a caminho da terceira. Sim, é a única coisa de interessante que me tem acontecido ultimamente.
E aquilo que era suposto ser um contributo para alguma coisa interessante saiu completamente furado....
Obrigada a todos que de vez em quando cá vêm, eu estou sempre atenta, apesar de não dar muitos sinais de vida :P

Your Blue Room - U2