Image Hosted by ImageShack.us

quarta-feira, novembro 08, 2006

A História repete-se!

Tem feito parte de mim, desde há já alguns anos, o estudo pormenorizado da História da Humanidade, do seu comportamento, da sua evolução ao longo dos tempos, das ideias, dos erros, dos passos acertados.

Nós que podemos olhar para trás é-nos facilmente perceptível toda essa evolução e todos esses grandes passos das pessoas que mais se destacaram em todo o desenrolar da História. Podemos avaliá-las! Podemos até adaptar inúmeras situações, interligá-las, e quantas e quantas vezes até seguir-lhes o exemplo e solucionar problemas do nosso dia-a-dia. Claro está, que também devemos ter como exemplo os erros cometidos e tentar não cair novamente na mesma situação. Ou pelo menos assim deveria ser.

Tenho como opinião que, uma das instituições que mais erros cometeu, mais atrocidades espalhou sobre as pessoas, mais jogos de medo jogou, mais proibições e privação de liberdade decretou, para não falar do sangue que apregoou para ser derramado, foi a Igreja.

Sendo Portugal um país católico, já por si só desde sempre com uma fraca aptidão para o que quer que seja, especialmente em relação a gerir a economia, a veracidade política sempre deixou a desejar, a pouca fertilidade dos solos que sempre condicionou a agricultura o que talvez, não só por isso, infelizmente, fez aumentar as importações e toda aquela lenga-lenga do ouro e do fraco investimento interno que ainda hoje se reflecte no “rótulo” do indivíduo português, famoso por não ser muito produtivo nem organizado, nem dotado de muita inteligência. Como dizia, sendo Portugal um país católico a situação agravou-se ainda mais devido à forma como a religião foi praticada. Isto tudo acentuado entre o século XIV a XIX, ditou todo o futuro que ainda hoje se reflecte por terras lusitanas.

Primeiro, quando mais precisávamos de gente dotada verdadeiramente para todas as contas, toda uma organização de vendas e comércio rico em especiarias e pedras preciosas que nos chegavam, das colónias que possuíamos espalhadas por todo o mundo, a Lisboa, falo claro dos cristãos-novos (judeus), obrigados a converterem-se ao Cristianismo por causa de toda a perseguição de uma Igreja pouco dada a liberdades de expressão, esse mesmo povo capaz de nos dar uma resposta positiva a toda a má gerência do reino foi expulso do país, refugiando-se então na Holanda, país que rapidamente prosperou e enriqueceu com todas as potencialidades de liberdade que ofereceu a todos os que do seu país quisessem fazer parte.

Mas até aqui, até podemos compreender! Portugal, sempre um país pequeno, ligado profundamente a crenças religiosas não consegue mudar de mentalidade e comete erros fatais. Falo do século XVII, um século de crises profundas.

Hoje vemos e compreendemos todos esses erros.

As mentalidades mudaram!
Todos se orgulham de pertencer ao século XXI, um século onde a globalização atinge a sua maior força! O multiculturalismo está por toda a parte, e é dentro dessas sociedades compostas por pessoas todas elas com diferentes ideias que a evolução acontece.
Todos nós gostamos de dizer que somos tolerantes às diferenças, às ideias diferentes, aos outros pontos de vista. “Tolerantes”, por si só já revela exactamente o contrário. O que nos dá o direito de pensarmos “Eu tolero-te!”?? Só isto daria para fazer outro novo post.

Ontem vi uma notícia, novamente na televisão, que me deixou revoltada. O facto de um aeroporto da (Grande) França (recordo que não falamos de um país como o nosso Portugalito) ter dispensado uma série de funcionários muçulmanos da livre circulação naquele estabelecimento. Estamos a falar de um país dos mais desenvolvidos do mundo!

E eu pergunto-me!! Então onde estão os Direitos Humanos? Onde estão as leis básicas que protegem a integridade de toda a pessoa humana? Será que, pelo contrario, afinal a sociedade mundana não evolui, e pior!! depois de ter o conhecimento de erros do passado volta ao mesmo?

É assim que pretendem acabar com o terrorismo?
Qualquer dia lembram-se de fazer um muro daqueles capazes de separar famílias entre si, dividindo o Ocidente do Oriente! Também isto não vos dá um sentimento de “déjà vú”??
Mas aí esquecer-se-iam da ETA e do IRA, não esquecendo da administração Bush, eleita pela segunda vez para governar aquele que muitos dizem ser o país mais influente do Mundo, que já pertencem ao Ocidente, não ao Oriente! O que vão fazer então? Dar uso à bomba atómica?

Digam de vossa justiça!

15 Comments:

Blogger Bruno Moutinho said...

Lembro-me que, quando era pequeno, ia à igreja com a minha avó. Nunca fiz a catequese nem sei sequer rezar um terço. Verdade seja dita que fui baptizado porque nessa altura a única coisa que eu sabia fazer era comer, dormir, babar-me e sujar fraldas...
A Igreja foi desde sempre uma granda causa para o atraso do país em si (atraso nas mentalidades, economia, habitos, etc...). Tudo o que a Igreja dizia que não se devia fazer, nao era feito, e tudo o que dizia que se devia fazer, era feito. Expulsaram os judeus, como tu afirmaste, mas esqueceste-te de um pormenor. Antes disso matavam-nos e para que? Para se apropriarem dos seus bens. Se formos a ver bem, a culpa nem é só da igreja (falando destes casos que a englobam), a culpa é da própria sociedade que se submetia à mesma porque era ela a portadora da palavra de Deus. No meio disto tudo eles é que ainda tinham alguma inteligência, porque conseguiram enriquecer e comandar as pessoas, amedrontando-as.
Numa visão ligeiramente mais recente, lembro-te de Salazar. Por um lado foi muito inteligente, conseguiu encher os cofres do estado, mas também não soube investir. Para ele o importante era seguir o esteriotipo da familia cristã, onde o homem trabalhava no campo e a mulher ficava em casa a tratar das lidas domésticas, etc...
Mais recente é o facto de os homossexuais não serem aceites e serem privados de determinados direitos, etc... (estou a abreviar para nao passar a noite a escrever)
Temos também a questão do aborto, algo que também não avança tão depressa devido a influencia pela parte da Igreja (que nos dias que correm ainda está bastante presente na sociedade portuguesa).

Não nos podemos esquecer que a religião nao é a única culpada. O portuguezinho nunca soube investir, nunca gostou muito de trabalhar, nunca gostou de se instruir, etc... Ainda hoje (e tenho precepção disso porque trabalho como operador de telefone numa empresa de estudos de mercado) existe um grande número de pessoas que apenas têm o ensino primário (isto quando o têm). Mas também tenho notado uma coisa interessante e discutível: as pessoas mais simples e com escolaridade reduzida trabalham, normalmente, no campo, na construção civil, etc... isto é, em trabalhos forçados, os quais não as assustam. Por outro lado, o povo mais citadino e mais instruído (ou não, e, muitas vezes, quase que "à estalada") não gosta tanto de trabalhar. Trabalhos pesados está fora de questão para eles e, se não houver mais nenhum, mais vale ficar em casa.

Pois, agora tudo o que é muçulmano e da família é o diabo. Penso que isso é o resultado do medo que se instalou na sociedade após o atentado de 11 de Setembro e todos os outros a partir dessa data. As pessoas têm medo e o medo leva-as a ter comportamentos ridículos. Agora estão todos rotulados como terroristas. Tudo o que é muçulmano é preciso ter cuidado porque pode explodir a qualquer momento. Onde é que isto vai chegar? Qualquer dia também são perceguidos e queimados em praça pública. Engraçado é que o Ocidente critica os comportamentos do Oriente, mas acaba por também ter comportamentos menos racionais.

Estamos em pleno campo de batalha e, infelizmente, pouco mais podemos fazer que observar. Eles é que têm o poder e as armas. Só uma revolução em maça poderia surtir algum efeito, mas, infelizmente, ELES parece que fazem lavagens ao cerebro fantásticas...

Acho que nem a história nos safa, porque, como tu dizes, os erros repetem-se, mesmo que de uma forma ligeiramente diferente, os tópicos estão lá. Não esqueçamos que o crebro humano, mesmo tendo evoluido e aumentado de tamanho, ainda tem partes semelhantes aos repteis (dinossauros), macacos e por aí fora até aos dias de hoje (dei isto esta semana em psicologia e confesso que foi algo que, apesar de não ser novidade, me deixou bastante pensativo).

Excelente post, gostei mesmo muito. Desculpa o comentário grande, mas não consegui resistir.

Bjs

quarta-feira, novembro 08, 2006 10:17:00 da tarde  
Blogger rui said...

Olá Ruby

Que grande texto!
Essa área, A História da Humanidade e Antropologia estão de mãos dadas, adoro ler sobre estes temas. Comungo contigo as opiniões sobre as atrocidades da igreija.
Há um livro de Max weber que devias ler(se já não leste), que é :
"A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO"
Aí encontras matéria interessante.
Beijinhos

quinta-feira, novembro 09, 2006 6:25:00 da tarde  
Blogger Lord of Erewhon said...

A política não é o teu forte.

sexta-feira, novembro 10, 2006 12:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eis aqui para desejar um óptimo fim-de-semana, enquanto aprecio esta página, sempre atractiva, eternamente interessante, continuamente apelativa, por todos os motivos. Um hábito que se tornou imprescindível, claro, porque a qualidade é muita. A História repete-se, sempre, ou como comédia ou tragédia.

sábado, novembro 11, 2006 12:53:00 da manhã  
Blogger Lord of Erewhon said...

Ainda estás nisto?

sábado, novembro 11, 2006 2:24:00 da manhã  
Blogger Lord of Erewhon said...

Para isso tens que postar algo que seja um desafio! :)=

sábado, novembro 11, 2006 4:17:00 da tarde  
Blogger hole in my vein said...

O problema dos Portugueses é que andam sempre com o Portuguezinho e o Portugalzinho na boca. E achamos sempre que temos mentalidade fechada, que somos corruptos, que não nos interessamos por cultura... blá blá blá... é tudo mau. E está tudo errado! Os problemas do nosso país são os mesmos dos países Europeus! A França está em crise, a Ítalia está em crise... são poucos os que estão bem!

Quanto à igreja, isso é uma história longa que, como dizes, está cheia de atrocidades! Mas há que dar mérito... assim como há quem dê mérito ao Hitler! É uma questão de prespectiva! No entanto a religião, no nosso país, não influencia a integação na maior parte das comunidades! Um ponto onde estamos evoluidos... apesar de alguns debates sobre religião e seus símbolos!

Erros serão sempre cometidos mas há um que já há tanto que cometemos e nunca mudamos... é a puta da mania de nos achar-mos fracos!!! A mania do está tudo mal. Soluções vindas de quem anda sempre com estas conversas é que nada!

domingo, novembro 12, 2006 4:54:00 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Querida RubY

Fabuloso text no qual me revejo em muita coisa!
Mas o que é facto é que o medo muda o mundo!
E as sociedades são cada vez mais um rebanho de ovelhas...em fila....Amedrontadas!!!
Que fazer????
Sinceramente é algo que constantemenet me debruço.....
Não é facil...
Nada é facil....
Mas assim NÂO!!!!!


Um beijo

Paulo

segunda-feira, novembro 13, 2006 5:17:00 da tarde  
Blogger India said...

Os homens perderam a Humanidade deles há muito tempo atrás! Não há maneira de a recuperar e ninguém quer saber de recuperá-la!
Os que se interessam estão perdidos no meio de tanta podridão! Sentem-se a afundar na lama sem se conseguirem mexer e a respiração é cada vez mais ofegante!
A Natureza já aguentou o que tinha de aguentar! Agora é ela que manda! Para bem dela! Azar o nosso...!!! Já começamos a sentir a sua furia, mais está para vir!
E sabes, não faz mal!
Fica bem !

segunda-feira, novembro 13, 2006 10:17:00 da tarde  
Blogger Defensor said...

Saudações
A história, além de ser escrita pelos vencedores, pode se resumir da seguinte forma: O ÓDIO É UM VELHO CÚMPLICE DA HUMANIDADE!
Infelizmente, é a mais pura verdade.
A par disso, e ainda bem, sempre haverá os puros de coração, que se dispõe a tentar mudar alguma coisa
Abraços

terça-feira, novembro 14, 2006 4:31:00 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

T-SHIRT!!!!!!!!!!!! :)=

quarta-feira, novembro 15, 2006 5:53:00 da tarde  
Blogger droff said...

oi oi. Cheguei atrasado? Buga lá.

Ruby Doll:

Nao há mente aberta, se os olhos nao estiverem tambem abertos. Estamos lá! Vamos demolir o convento de Mafra? vá lá... talvez ainda haja mais ouro que ratos lá. Pois... a igreja ESTÁ a morrer aos poucos, na tuga. Está a ficar sem argumentos para justificar a sua existencia. Ainda faltam umas quantas geracoes, mas sinceramente acho que foi das poucas licoes tiradas do estado-novo. A religiao (ainda mais, o catolicismo) nao passa de um agente controlador das massas. Aprecia o facto de que já há quase 30 anos que religiao nas escolas é opcional. We shall defeat them one by one.

Ai o medo, ui o terror. É só propaganda, amiga. Mais nada. Direitos? mais para os tortos, nao dirias?

By the way, Ruby: acho que nao estou sozinho quando digo... Eu tolero-te á brava ;)

Bjuz

tj

sexta-feira, novembro 17, 2006 8:41:00 da manhã  
Blogger Elisheba said...

Que bem que escreves!!!Tenho adnirado emenso jovens como tu que têm uma forte e porque não MADURA observação da realidade!Gosto disso.Já lá vai o tempo em que eramos demasiado crianças.

A questão da religião sempre deu que falar e isto devido (SEMPRE)aos seua mau exmeplos.Sempre me aflige quando vejo os que pregam e praticam o inverso.MMas isso só revela a mediocridade do Homem Natural.Este homem tem a pretensão de querer ser Deus, fazer as coisas de DEus e no entanto não passa de um farrapo aos Seus olhos!

Essa imagem tão negativa que se tem de DEus tem sido sempre e sempre transmitida pelos hipocritas, religiões que só mostram um Dues cruel, castigador, vingativo....eles são os culpados dessa visão tão negativa de DEus.

Mas Ele não é assim e não podemos esquecer e nem CORRER O RISCO DE ENDURECER DEMASIADO OS NOSSO CORAÇÕES perante o Deus de amor e justiça que é.Porque tambem há doutrina sãs e que praticam o DEus Vivo!Mas isso de facto é um tema que dá pano para mangas e que desenvolvo no meu outro blog.

Quanto ao segundo tema, o comportamento indiferente e agrassivo dos homens, tambem é explicado na Palavra de Deus.Tudo tem a sua explicaçõ.E posso dizer por experiência proria que é uma pena que devido aos exemplos dos que se dizem de deus as pessoas nao o conheçam e principalmente os beneficios de um relacionamento intimo com Ele!

O homem está como está devido á sua arrogância e endurecimento de coração; DEVIDO SOBRETUDO AO AFASTAMENTO DE DEUS!


Beijos minha linda.Gostei muito. Continua os teu estudos pois e com a tua fabulosa sensinilidade pois irás longe...mas sempre com um coração receptivo e cheio de amor pelo proximo!

sexta-feira, novembro 17, 2006 1:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só para tentares perceber onde está o que falei atras (visionaria)

"18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura näo tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo näo conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregaçäo.
22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escándalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 Mas para os que säo chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (...)
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que näo säo, para aniquilar as que säo"


" A minha palavra, e a minha pregaçäo, näo consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstraçäo de Espírito e de poder;
5 Para que a vossa fé näo se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; näo, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho näo viu, e o ouvido näo ouviu, E näo subiram ao coraçäo do homem, Säo as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senäo o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senäo o Espírito de Deus.
12 Mas nós näo recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, näo com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural näo compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e näo pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.



Percebes agora?....Deus não tem a culpa dos actos dos homens ganânciosos.


È bom estar sensivel e não com um coração duro.Hà razes e explicações e tambem soluções!


Deus É BOM...É BOM ESTAR COM ELE!

sexta-feira, novembro 17, 2006 2:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://www.bibliasagrada.web.pt/1Corintios.htm


desculpa-me, naõ deixei o "local" onde esta isto escrito!Beijocas grandes

sexta-feira, novembro 17, 2006 2:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Your Blue Room - U2